APUSM: 50 anos de existência.
A APUSM nasceu no dia 14 de novembro de 1967, como uma associação que pretendia defender os interesses dos professores da Universidade Federal de Santa Maria e congregá-los através de eventos sociais, esportivos e culturais.
Ano a ano a APUSM foi aumentando seu quadro social, embora ficasse restrito à Universidade Federal de santa Maria. Atualmente, a APUSM tem sócios nas diversidades de ensino superior de Santa Maria e, também, tem associados em instituições de ensino superior de outras cidades do Estado.
“Nos finais da década dos anos sessenta, na Comunidade Universitária da então Universidade de Santa Maria, anterior à UFSM, em particular na do Corpo Docente, havia uma certa inquietude e sensação de frustração quanto ao futuro da recém implantada reforma universitária, “ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior do Brasil”.Os primeiros docentes “profissionais”, pois exatamente aí se iniciavam os Regimes de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva,muito pouco sabiam, sentiam e viviam o ‘universo educacional’ como um todo; em princípio éramos todos profissionais liberais, a ensinar e demonstrar, as ciências e as técnicas de nossas respectivas profissões aos acadêmicos de então.Surgiu aí a idéia de promover-se uma série de Seminários sobre Temas Educacionais, onde os professores da USM receberiam treinamentos e motivações sobre a arte e ciência de ensinar. Iniciados os Seminários, constatamos quão importante era sabermos mais e de maneira mais diversificada, sobre temas que iam da filosofia à pedagogia. Motivados e conscientes ao termino do Seminário, decidimos progredir e sistematizar; e para tanto surgiu a idéia de criarmos uma ASSOCIAÇÃO DOCENTE, a qual em caráter permanente, promoveria, sistematicamente treinamentos e aperfeiçoamentos destinados a aprimorar os Professores da UFSM”
GALERIA DE EX-PRESIDENTES
1967 A 1969 – NOLI BRUM DE LIMA
1970 – PAULO TABAJARA COSTA
1971 – ARLINDO MAYER
1972 – QUINTINO CORREIA DE OLIVEIRA
1973 A 1974 – GILBERTO AQUINO BENETTI
1975 A 1976 – EDUARDO PERES NOGUEIRA
1977 A 1980 – SÉRGIO DA FONSECA PIRES
1981 A 1982 – LÓI TRINDADE BERNEIRA
1983 A 1984 – RICARDO ROSSATO
1985 A 1986 – CLOVIS JACQUE GUTERRES
1987 A 1990 – PAULO JORGE SARKIS
1991 A 1992 – JADETE BARBOSA LAMPERT
1993 A 2013 – AILO VALMIR SACCOL
2014 A 2017 – TANIA MOURA DA SILVA
FUNDADORES
Achylle Alexio Rubin
Armindo Trevisan
Aventino Agostini
Clair Ines Mutti
Danilo Pedro Cerezer
David Mikalausca
Edoward Paul Petit
Ermeto Meller
Fernando Alcione Ethur
Gilberto Niederauer Corrêa
Glenio Lopes dos Santos
Ione Belline
Ivoni Acela Reckziegel
João Baptista Quaini
João Paulo Minussi
José Pillon
Julio Menegassi
Lie Eunice Vanti Abreu
Lothar Jahnke
Luiz Severo Mugica Mutti
Maria Selmida Richziegel
Marisa Carpes Meller
Matheus Giuliani
Ney Mugica Mutti
Noli Brum de Lima
Oberon da Silva Mello
Olavo Rosa Chagas
Orlando Gomes Nobre
Paulo Roberto Wilson
Paulo Tabajara Chaves Costa
Roberto Dulor Teixeira
Vitor Francisco Schuck