ASSOCIADO DA APUSM COORDENA REDE GLOBAL DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA EM FLORESTAS

0

O professor titular Mauro Valdir Schumacher, associado da APUSM e Coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, foi nomeado coordenador da divisão “Ecology and Silviculture of plantation forests in the tropics” da IUFRO. É a primeira vez na história que um professor brasileiro é designado para o cargo e seu mandato se estende até 2024,

A IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) é a rede global de cooperação científica em florestas, que congrega mais de 15 mil cientistas em, aproximadamente, 700 organizações-membro em mais de 110 países que cooperam voluntariamente.

Congrega, também, em nível mundial, todos os indivíduos e organizações dedicadas à pesquisa de produtos florestais, florestas e disciplinas relacionadas. É uma organização sem fins lucrativos, não governamental e não discriminatória, com uma longa tradição que remonta a 1892.

Segundo professor Schumacher, “a entidade alcança seus objetivos através de atividades de networking, incluindo a geração, intercâmbio e disseminação de conhecimento científico, provisão de acesso a informações relevantes e assistência a cientistas e instituições para fortalecer suas capacidades de pesquisa. É uma rede excepcional, porque é a única organização internacional dedicada à pesquisa florestal e, contribui para a promoção do uso da ciência na formulação de políticas relacionadas à floresta”.

            Como coordenador de divisão da IUFRO, o professor Schumacher pretende realizar uma série de atividades científicas, com a finalidade de mostrar a importância ecológica e silvicultural das plantações, principalmente eucaliptos e pinus, nas regiões tropicais e subtropicais. No âmbito da UFSM, esses temas são amplamente pesquisados pelo professor há mais de 20 anos.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS