Pesar pelo falecimento do professor Nelcindo Terra

0

Nelcindo recebendo prêmio “André Tosello”, durante o 25º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Foto: Arquivo Pessoal)

Informamos, com pesar, o falecimento do professor associado da APUSM Nelcindo Nascimento Terra, ocorrido no dia 18 de janeiro. O velório foi realizado no Cemitério Santa Rita e o sepultamento aconteceu neste mesmo local, na tarde do dia 19.

Nelcindo era natural de Santiago – RS, tinha 80 anos e era professor titular aposentado do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM. Foi casado com Gladis Marsilac Terra e tiveram dois filhos: Alessandro e Lisiane.

Graduado em Farmácia pela UFSM em 1963, fez especialização em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos em 1976. Seu mestrado foi em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) em 1969, e o doutorado em Ciências dos Alimentos também pela USP em 1981. O pós-doutorado foi no Centro de Tecnologia de La Carne em 1995.

Dentre suas muitas atividades acadêmicas, Nelcindo foi revisor de diversas revistas, como a Higiene Alimentar, a Ciência Rural, a Brazilian Archives of Biology and Technology, o Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos, a Revista Nacional da Carne, o periódico da FI. Food Ingredients, a Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) e o periódico da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Teve larga experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, estudando especialmente o amido, sacarose e amadurecimento da banana.

Em 2016 Nelcindo foi agraciado com o prêmio “André Tosello”, durante o 25º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado na cidade de Gramado. Criado em 1993, o prêmio destaca trabalhos na pesquisa básica ou aplicada na área de alimentos no Brasil. O nome da premiação é uma homenagem à vida e obra do professor André Tosello, fundador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a primeira da América Latina nessa área.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS