Faleceu o professor Osmar Souza dos Santos

0

(Fotos: Arquivo Pessoal)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do professor associado da APUSM Osmar Souza dos Santos, 75 anos, ocorrido na quinta-feira, dia 13. O velório e o enterro aconteceram no cemitério-parque Santa Rita de Cássia, em Santa Maria.
Osmar foi professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM. Teve seu trabalho de professor e pesquisador reconhecido, especialmente seus trabalhos voltados ao setor da hidroponia.
Nasceu em Passo Fundo no dia 01 de maio de 1944. Casou com Luci Teresa Marchi dos Santos e teve três filhos: Luciana, Lucimar e Osmar, que é casado com Simone Ceolin. Dessa união nasceram os dois netos e Osmar: Joaquim e Júlia.
Segundo familiares, Osmar sofreu de demência fronto-lobo temporal por anos, teve leucemia crônica e deixou esta vida por falência múltipla dos órgãos.

Osmar graduou-se em Agronomia na UFSM, em 1968. Também fez graduação em Ciências Naturais na Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) na Universidade Federal de Viçosa (1975) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) também na Universidade Federal de Viçosa (1981).
Na UFSM, como professor e pesquisador, desenvolveu experimentos na área de Agronomia, com ênfase em Cultivo Sem Solo, atuando principalmente nos temas: hidroponia, solução nutritiva, nutrição mineral, cultivo sem solo e micronutrientes.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS