Faleceu o professor Aleir de Paris

0

(Foto: Arquivo Pessoal)

Com pesar, a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM comunica o falecimento de seu associado, professor Aleir Antonio Fontana de Paris, 68 anos, ocorrido no dia 19 de janeiro. Seu corpo, após as cerimônias fúnebres nas capelas mortuárias do Hospital de Caridade, foi levado para o crematório São José, em Caxias do Sul.

Natural da cidade de Gaurama – RS, Aleir era casado com Mary Mara Ritter de Paris. O casal teve os filhos Sabine e Jean Michel.

Em 1975 graduou-se em Engenharia Mecânica pela UFSM e fez especialização em Tecnologia da Soldagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, em1982. Pouco depois, em 1986 fez mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS e em 1992 concluiu doutorado em Engenharia de Materiais  na França, no Institut National Des Sciences Appliquées.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Era professor associado da UFSM, com experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em soldagem.

Sua irmã Aleci, ao comunicar em rede social o falecimento do irmão, escreveu: “Aleir nos deixou….  Somente fica a saudades de uma pessoa que gostava de viver, de estudar, e dizia que seus maiores bens eram a esposa e seus filhos; enfim, a família. Não esqueçamos da Pitoca, sua cachorrinha que fica órfão do nonno. Agradecemos todas as mensagens e as pessoas que foram dar seu adeus a ele, funcionários e professores da UFSM, amigos ….De Santa Maria, do RS e de Itapema, SC”.

O professor e ex-reitor da UFSM Paulo Sarkis, seu colega no Centro de Tecnologia, considerava Aleir “um pesquisador da mais alta qualidade”. Para Sarkis, “Aleir foi um professor muito estimado pelos alunos, recebeu várias homenagens das turmas de formandos. Com doutorado na França, desenvolveu sua tese no Centro de Estudos Nucleares de Saclay que resultou numa patente de processo de solda de materiais cerâmicos. Na UFSM implantou o importante laboratório de Microscopia eletrônica de varredura utilizado por pesquisadores de várias áreas”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS