O segredo da longevidade da APUSM por Noli Brum de Lima

0

“A maldição do fatalismo reside no fato de que basta acreditar nele para que o mesmo se torne realidade. Começamos por dizer: “Isto é impossível”, para não tentar, e depois, porque não tentamos, a coisa se torna realmente impossível”. (Roger Garaudy)

Tive a honra de ter sido o primeiro presidente da APUSM! Mas na verdade eu apenas fazia parte de um grupo, então pequeno, que me escolheu para presidente. (Qualquer outro membro desse grupo poderia tê-lo sido). O que tínhamos a oferecer era nosso entusiasmo de jovens professores da UFSM, a perplexidade de nossos intelectos, a avidez de nossos corações, nossos ideais e esperanças. Acreditávamos então, como acreditamos hoje, que a educação é um instrumento estratégico único e altamente eficaz para construção de uma sociedade melhor, isto é, mais democrática, mais prospera e mais justa. Numa palavra, acreditávamos então, como acreditamos hoje, nas potencialidades do ser humano. Dai nossa aposta no magistério superior. Dai também a concepção, o planejamento e a implantação da APUSM.

 Numa época de grandes transformações societárias, onde instituições econômico/financeiras, industriais e culturais de toda ordem, e mesmo regimes políticos e países inteiros, aparentemente sólidos, desaparecem do cenário político/social, uma instituição santa-mariense, a APUSM, não apenas mantem-se viva, mas firma-se e desenvolve-se! … Qual o segredo? … Na pré-história, seres poderosíssimos também desapareceram! … Qual o motivo de suas desgraças? … Esses seres e instituições tiveram o poder mas não a flexibilidade; tiveram a força mas não a capacidade de aprender. O segredo da APUSM e UFSM, creio, é que elas revelaram-se possuidoras de uma grande capacidade de aprender e flexibilidade para absorver, integrar e mesmo propor novas tecnologias e novos valores. Por outro lado, tinham e têm uma mensagem para as novas gerações e uma proposta de futuro.

Acredito que nenhum pais, regime político ou instituição conseguirá sobreviver,  por maior e mais poderoso que seja, se não tiver princípios éticos e sociais, nem mensagens e/ou propostas que justifiquem suas existências. Mas quem tiver estas virtudes será indestrutível.

 A inauguração da nova sede constitui mais uma prova de que a APUSM, pela qualidade de seus associados e dirigentes, prestará ainda grandes serviços à sociedade brasileira.

 Grande abraço a todos.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS