Livro traz sugestões de práticas para o ensino superior

0

(Divulgação | Appris Editora)

É dia 27 de novembro, às 19h 30min, no salão da APUSM, o Lançamento do livro organizado pela professora universitária Jadete Lampert que apresenta uma possibilidade de avaliação dos processos de formação no ensino superior (Método da Roda).

O estudo motivou a construção do Movimento Tratado Cidadão, que busca potencializar a interação entre as instituições de ensino superior (IES) e a sociedade organizada, empresas e outras. A ideia do tratado é a coerência entre o que a sociedade necessita em termos profissionais e a formação educacional ofertada pelas instituições, as universidades. Em suma, tanto a metodologia apresentada no livro “Avaliação de Cursos de Graduação da área da saúde pelo Método da Roda”, que inclui no capitulo 12 o “Movimento Tratado Cidadão: Método da Roda na oferta de práticas aos estudantes de cursos de graduação de distintas áreas do conhecimento”, quanto a construção permanente do Movimento Tratado Cidadão objetivam evidenciar que a formação acadêmica e teórica, deve vir acompanhada de práticas orientadas e experiências no mercado de trabalho para todos os estudantes futuros profissionais.

O livro brinda também os 10 anos do Movimento Tratado Cidadão (MTC) em Santa Maria e região e ao que tudo indica, servirá de ferramenta aos educadores com a vigência da legislação (lei 13005/2014), que deverá entrar em vigor a partir de 2021, exigindo que os cursos de graduação tenham, no mínimo, 10% da carga horária  em ensino prático. Assim, o livro apresenta a construção do Método da Roda, os resultados da aplicação do método e os produtos do Método da Roda na pós-graduação.

No lançamento, dia 27, a programação contempla, a apresentação do estado da arte, dez anos de Movimento Tratado Cidadão, homenagem póstuma a um de seus idealizadores e autor, Professor, Doutor Jefferson Canfield e a outorga de certificado Reconhecimento de Mérito Tratado Cidadão aos contemplados no 10º. Fórum do MTC / 2019.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS