Comunidade despede-se do Dr. Neucyr de Andrade

0

(Foto: Arquivo Pessoal)

A APUSM comunica a todos, com pesar, o falecimento de seu associado Neucyr Estevan Peralta de Andrade.  Depois de enfrentar um câncer, veio a falecer na terça-feira, dia 1º de outubro, aqui em Santa Maria, aos 81 anos. Natural de São Gabriel, ele foi professor do curso de Medicina da UFSM e por diversos anos foi também secretário de Saúde do município de Silveira Martins. 

Nelcyr deixa a esposa Sonia Almeida da Luz – que também foi professora no curso de Medicina da UFSM – e três filhos: Luciane e Hélio, do primeiro casamento e Livia, do segundo.

Ele foi sepultado no dia 2, no cemitério Santa Rita. 

Seu colega de medicina, Dr. Reinaldo Ritzel, escreveu em rede social: “Meu querido amigo se foi… O professor, médico e grande amigo que a vida me deu, partiu.. Antes de chorar tua partida, preciso comemorar e parabenizar tua vida. Para resumir, foste um cara do bem. Íntegro, baita professor, sempre disposto a resolver problemas. Participaste de um dos piores momentos da minha vida com muita sabedoria e generosidade. Com sua simplicidade me deste o melhor chão no exato momento que mais precisei. Certamente teu descanso é merecido. Cumpriste com esmero esta etapa daqui. Tua serenidade em vida certamente confortará tua esposa Sonia e todos os filhos. Meus sentimentos nesta hora. Mas antes de tudo, meus parabéns pela vida!”

Sua colega no PAS do Hospital Universitário, Vera Pagliarin  escreveu: “Triste noticia, grande Dr.Neucyr!  Na época do PAS no Hospital, onde o funcionário era bem atendido por todos os médicos do convênio e pela ajuda da querida dona Alaides! Um carinho muito especial ao Dr.Neucyr pela sua calma e atenção com todos nós funcionários que precisávamos do seu atendimento! Hoje ele retorna à sua morada espiritual e com certeza será bem recebido pelos espíritos iluminados!”

O prefeito de Silveira Martins, Fernando Luiz Cordero, publicou comunicado solidarizando-se com familiares e amigos do Dr. Neucyr. “Em nome do Município de Silveira Martins, queremos agradecer todo empenho, dedicação, carinho e trabalho por longos anos prestados em nosso município”, disse o prefeito. 

O professor James Pizarro escreveu: “Convivi com o professor Neucyr durante décadas, pois trabalhamos na UFSM no mesmo prédio 19, embora em departamentos diferentes. Além de mestre dedicado e querido pelos alunos, era adorado pelos funcionários da UFSM aos quais prestava assistência médica de maneira voluntária e desprendida, sempre de maneira carinhosa. Estava sempre disposto a auxiliar e atender qualquer um a qualquer horário, fato bastante raro nos dias atuais. Deixa um exemplo ímpar de missão cumprida dentro da instituição.”

A família convida para a missa de sétimo dia do Dr. Neucyr, que será celebrada na igreja N.S. de Fátima, na terça-feira, dia 8/out, às 19 horas”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS