Morre professor Jefferson Thadeu Canfield

0

Prof. Jefferson recebeu a Medalha do Mérito Universitário da UFSM. (Foto: Arquivo APUSM)

Com grande pesar, a APUSM comunica que na manhã deste domingo (29) faleceu o associado, professor aposentado do Centro de Educação Física da UFSM Jefferson Thadeu Canfield.

Segundo informações de amigos, Jefferson faleceu de causas naturais, aos 76 anos de idade, na cidade de Santa Cruz, onde se encontrava. Seu corpo será transportado para Porto Alegre, no final da tarde deste domingo, para as cerimônias de velório e cremação no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A cerimônia de despedida acontecerá às 14h desta segunda-feira.

Jefferson era graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), especialista em Pesquisa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestre em Educação pela University of Pittsburgh (1978), doutor em Esportes pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), pós-doutor pela Universidade Técnica de Lisboa (1988), pós-doutor pela Free University Of Amsterdam (1989) e pós-doutor pela Louisiana State University (1989).

Natural de Lajes (SC), foi docente do curso de Educação Física da UFSM por cerca de 30 anos. Em outubro de 2016, recebeu a comenda do Mérito Universitário da UFSM, que lhe foi entregue pelo reitor Paulo Burmann.

Depois de aposentado na UFSM, foi professor titular da Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria, atuando principalmente na área de performance esportiva. Também foi pró-reitor da pós-graduação nesta Universidade.

Apaixonado por fotografia, despertou interesse pelas lentes em 1961, quando vivia em Porto Alegre e estudava na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou de diversos concursos fotográficos e de exposições. Era casado com Marta Salles Canfield, com quem teve quatro filhos e seis netos.

Seu colega do Centro de Educação Física da UFSM, Matheus Saldanha Filho, escreveu em uma rede social: “O CEFD/UFSM perde seu último Moicano! É com imenso pesar e tristeza que a Comunidade Acadêmica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria comunica o falecimento do Prof. Dr. Jefferson Thadeu Canfield. Saudades dos Professores Pioneiros que já se foram. O Jefferson foi ao seu reencontro.”

Maria Regina Fontoura Vaz também escreveu: “Professor querido, técnico carinhoso, ser humano maravilhoso… que os bons espíritos e o filho o recebam e acolham na luz de Jesus Cristo”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS