Turma cinquentenária de Medicina Veterinária da UFSM homenageia professor Severo Sales de Barros

0

Placa foi inaugurada no hall do prédio 20 em homenagem a Severo Sales de Barros. (Fotos: Débora Hundertmarck)

A última turma de pioneiros da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) homenageou, na manhã desta sexta-feira, o professor Dr. Severo Salles de Barros. Ele foi responsável, junto ao fundador da UFSM – Mariano da Rocha – pelo fortalecimento do convênio entre Brasil e Alemanha que propiciou a criação do curso de Medicina Veterinária na Universidade.

A breve cerimônia foi realizada no prédio 20 do campus sede da UFSM, onde atualmente funciona a o Departamento de Patologia Veterinária. Ao final, foi inaugurada no hall uma placa em homenagem ao professor. Participaram autoridades, parte da turma cinquentenária, a família do homenageado e convidados.

Barros é natural de Júlio de Castilhos, graduou-se em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1959; especializou-se na Alemanha em Patologia Veterinária pela Escola Superior de Hannover em 1970; foi bolsista pesquisador do CNPq; membro do Comitê Consultor do CNPq e da FAPERGS; pesquisador visitante do CNPq; professor visitante da CAPES; pesquisador visitante da FAPERGS; professor titular contratado da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e atualmente professor titular aposentado de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS