Comunidade perde o professor Humberto Gabbi Zanatta

0

Zanatta (segundo da esquerda para a direita), entre escritores, na Feira do Livro de 2015.

Na tarde desta sexta-feira (28 de dezembro), devido a uma parada cardiorrespiratória, faleceu nosso professor associado Humberto Gabbi Zanatta, 70 anos. Conforme familiares, há algum tempo tratava de problemas cardíacos. Em julho deste ano, passou por um procedimento cirúrgico.
Nascido em Taquaruçu do Sul, veio menino para Santa Maria, onde se destacou como escritor, poeta premiado, advogado, professor e também político. Foi vereador por um mandato, entre 1989 e 1992, e também foi secretário municipal de Cultura, no mandato do prefeito Valdeci Oliveira.
Pela intensa e diversificada participação cultural, sua morte foi muito sentida pela comunidade santa-mariense e repercutiu nas redes sociais. O ex-deputado e ex-vice governador João Gilberto Lucas Coelhos escreveu: “Chega a informação do falecimento de Humberto Gabbi Zanatta. Mais um amigo desde a década de sessenta/setenta que se vai. Perde Santa Maria um dos seus talentos criativos e inspirados. Um cidadão militante de ideais. Perco mais um da mesma geração e de parcerias em jornadas cidadãs. (…) Solidariedade à cultura santa-mariense, aos muitos amigos e apreciadores do talento de Zanatta e, especialmente, à sua família. Estou triste”.

Seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores e será sepultado às 16;00 h deste sábado (29 de dezembro), no Cemitério Ecumênico Municipal.
Zanatta era casado com Eunice Zanatta há 41 anos. Tinha cinco filhos: Daniel, Bethânia, Diovana, Bruno e Carolina.

A diretoria da APUSM se solidariza com a dor de toda a comunidade santa-mariense e envia condolências aos familiares e amigos do professor Zanata.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS