Usina de geração energia solar começa a funcionar na UFSM

0

Painéis foram instalados aos fundos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Foto: Marcos Oliveira)

A usina de geração de energia com painéis solares (fotovoltaicos), instalada no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está em pleno funcionamento desde a última segunda-feira (8). Esta é a terceira ação prevista no projeto de eficiência energética da Universidade, que conta com o apoio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e da RGE Sul.

A usina, que tem potência de 100 kW, passa a integrar o sistema energético da UFSM, fornecendo energia para os prédios próximos à sua localização, ao fundos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Desde o início de seu funcionamento, já foram gerados, em média, cerca de 600 kWh. Para a pró-reitora substituta de Infraestrutura, professora Isis Portolan dos Santos, o pico máximo de produção deverá ocorrer em dezembro, quando estivermos em pleno verão.

Para o coordenador do projeto de Eficiência Energética na UFSM e diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, “a construção da usina fotovoltaica é um grande marco para a Universidade, pois ela representa uma economia financeira estimada em torno de R$ 140 mil por ano, devido à produção própria de energia pela UFSM”. A inauguração oficial da usina deve acontecer no início do mês de novembro, com a presença do diretor presidente da RGE Sul.

Além da usina fotovoltaica, o projeto de eficiência energética contempla outras ações, como a substituição de lâmpadas de maior consumo por lâmpadas de LED – mais duráveis e eficientes. Em junho deste ano, 1,3 mil lâmpadas fluorescentes foram substituídas em salas de aula e espaços internos e 56 lâmpadas de vapor de sódio foram trocadas por luminárias de LED ao longo da Avenida Roraima. Ainda está prevista a instalação de 50 medidores de energia distribuídos pelo campus, desenvolvidos por uma das startup incubadas na Pulsar Incubadora UFSM.

Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor
Assessora: Aline Dalmolin
Relações Públicas:Tânia Weber
Jornalista: Mirian Redin de Quadros
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS