
Está aberta mais uma temporada de xadrez no Coração do Rio Grande. No último dia 3 de fevereiro, a APUSM e o Santa Maria Xadrez Clube(SMXC) promoveram e realizaram na sede da Associação o Torneio Abertura 2018 com a participação de 25 enxadristas da região, sendo que 14 participantes disputaram o título de campeão na Categoria Estudantil e outros 11 na Absoluta (ou força livre).
Na Categoria principal, sagrou-se campeão invicto com 5 pontos em 5 possíveis o jovem, Leonardo Bortolotti Santos, que já desponta como a grande promessa santa-mariense para este esporte.
Completaram o pódio, na segunda colocação com 4 pontos em 5 possíveis, o Candidato a Mestre pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), general Jorge Alberto Duardes Boabaid (atual presidente do SMXC) e, em terceiro, outra jovem esperança dos tabuleiros santa-marienses, Diego Homrich Moritz, também com com 4 pontos em 5 possíveis, mas critério de desempate inferior.
Na disputada Categoria Estudantil, o campeão invicto, com 5 vitórias em 5 rodadas, foi o aluno do Colégio Militar de Santa Maria, Jonathan Nogueira. O segundo lugar ficou com o universitário, Gabriel Quevedo Dos Santos (4 pontos) e na terceira colocação, o estudante da Rede Municipal, Samuel Silva, com 3 pontos em 5 possíveis.
Como já é tradição nos últimos quatro anos, a parceria APUSM-SMXC deve divulgar até o início de março a sua programação anual, com datas e horários de torneios que serão realizados ao longo do ano na Associação.
A grande novidade de 2018 será a abertura de uma escola de xadrez na Associação, com aulas para jovens e adultos que queiram aprender ou se aprimorar neste esporte. O projeto deve ser apresentado em breve para diretoria e conselheiros da APUSM e é um antigo sonho da APUSM, como também do SMXC.
O Torneio Abertura 2018 de Xadrez Rápido teve promoção da APUSM, realização do SMXC e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria através do seu superintendente de Esportes, Givago Ribeiro.
A arbitragem da competição esteve a cargo do competentíssimo, Valdemir Albuquerque (um dos mais fortes enxadristas da região) e do professor Eduardo Albuquerque.



O nosso último torneio foi intermunicipal, pois jogadores de outras cidades vieram abrilhantar nosso evento. O Jovem, ou “super jovem” David Miller Porto foi uma destas gratas surpresas.
Comments are closed.