Meio Ambiente – Fundação Moã convida ao debate

0

 

18a-moa

Em reportagem publicada no Jornal da APUSM, de outubro de 2013, página 8, um dos fundadores da APUSM e seu primeiro presidente, professor Noli Brum de Lima, lembra do primeiro Seminário 1967 com o tema “Natureza e Função da Universidade e do Professor Universitário”. Que tal contextualizar esse assunto e discutir novamente?

Na discussão dos assuntos abaixo, entre outras ações, sugerimos ao Executivo e Legislativo criar incentivos fiscais para a aplicação de novas tecnologias visando a Sustentabilidade Ambiental em Santa Maria e região. Exemplo: painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica, painéis solares para aquecimento, captação da água chuva e teto verde

ONU instiga prefeitos brasileiros

Secretário-Geral da ONU
Secretário-Geral da ONU

Em mensagem enviada aos prefeitos brasileiros, o secretário-geral da ONU, António Guterres, cobrou engajamento dos municípios na agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O plano prevê 17 metas locais para o enfrentamento da pobreza e das mudanças climáticas.

O vídeo gravado por Guterres foi exibido no dia 25 de abril, em Brasília, durante a abertura oficial da quarta edição do EMDS (Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável), organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

O presidente Michel Temer e alguns de seus ministros participaram do evento, que contou com oficinas em parceria com o governo federal para orientar prefeitos e gestores municipais no âmbito de execução orçamentária, por exemplo.

Entre os temas discutidos durante a semana estavam saneamento, mobilidade urbana, segurança, saúde e meio ambiente.

Este chamado da ONU rompe com uma tradição de somente haver tratativas com a União, em detrimento aos entes federados internos. “É fundamental que as autoridades municipais se sintam parte de uma questão que diz respeito ao mundo inteiro. É das comunidades que deve partir o primeiro movimento para preservar a natureza”, enfatizou Guterres.

Segundo o secretário-geral da ONU, “a construção de cidades inclusivas e sustentáveis é um dos maiores desafios do século. O futuro do planeta é responsabilidade de cada um de nós. Não podemos deixar que as futuras gerações sofram pelo que deixamos de fazer hoje”, afirma Guterres no vídeo enviado aos prefeitos.

Video do secretário-geral da ONU na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=4jWrriEMSso

18c-moa

*Com informações da Folha de São Paulo.

 

Ponto para o meio ambiente

Professor Ilzemaro Schneider*

Pode-se ler no Jornal da APUSM, ano 50, nº 03, página 22, quando o Secretário Municipal do Meio  Ambiente, André Agne Domingues,  foi recebido  pela Fundação MO´Ã  para  discorrer sobre questões ambientais. Parabéns pela nobre iniciativa. O Sr. Secretário apresentou propostas para a criação de cooperativas de selecionadores de material reciclável. Pretende construir um centro de triagem  com infraestrutura e equipamentos necessários. Louvável atitude surgida no encontro.

Mas a Nossa Santa Maria merece mais. Já somos uma cidade de porte médio e por isso geramos muito lixo orgânico. Então basta uma coleta seletiva para aproveitá-lo. O lixo orgânico pode ser transformado em gás metano em biodigestores apropriados.  Este gás pode ser utilizado para produzir energia calorífica para caldeiras por exemplo. Outra possibilidade é canalizá-lo para um motor a combustão, acoplado a um gerador de energia elétrica.

Esta usina geradora de metano poderia talvez, ser localizada na zona sul da cidade, onde temos abatedouros de animais vacuns, cujos  rejeitos poderiam ser utilizados.  Também o esgoto doméstico pode fazer parte neste empreendimento , ele também se dirige para o sul.

O lixo orgânico em aterros sanitários também se transforma em metano, pela fermentação anaeróbica, como no biodigestor. O gás metano é liberado para a atmosfera, causando poluição. O metano ao ser queimado transforma-se em  água e gás carbônico, este muitas vezes menos poluente que o metano. Parece até uma contradição uma queima reduzindo a poluição. Mãos a obra Santa Maria Universitária. Obrigado MO´Ã.

* Professor Titular aposentado com Doutorado em Química.

SEM COMENTÁRIOS