Nota de pesar – Morre uma das pioneiras das Faculdades Franciscanas: Irmã Anísia Margareta Schneider

0

Irmã Anísia foi professora e diretora em escolas de Educação Básica da rede SCALIFRA-ZN por mais de 20 anos, além de professora dos ensinos Fundamental e Médio. Foto divulgação UNIFRA
Irmã Anísia foi professora e diretora em escolas de Educação Básica da rede SCALIFRA-ZN por mais de 20 anos, além de professora dos ensinos Fundamental e Médio. Foto divulgação UNIFRA

Uma das principais responsáveis pela criação das Faculdades Franciscanas, em Santa Maria, morreu na noite de quarta-feira, 30 de novembro. Irmã Anísia Margareta Schneider sofreu um Acidente Vascular Cerebral e foi encaminhada ao Hospital São Francisco de Assis. O velório ocorre nesta quinta-feira, no Convento São Francisco de Assis (Av. Medianeira, 1.267). A missa de corpo presente, seguida do sepultamento, será no mesmo dia, às 15h30min.

A religiosa nasceu em São Paulo das Missões, no noroeste gaúcho, em 6 de setembro de 1935. Graduada em Pedagogia, Matemática e Administração, Irmã Anísia foi professora e diretora em escolas de Educação Básica da rede SCALIFRA-ZN por mais de 20 anos, além de professora dos ensinos Fundamental e Médio em escolas do Rio Grande do Sul. Integrou o Conselho Administrativo da SCALIFRA-ZN e, de 1996 a 1999, foi Ministra Provincial, exercendo a presidência da Entidade Mantenedora.

Durante a gestão, articulou e criou bases para o fortalecimento e a expansão institucional. Projetou possibilidades para a reestruturação da Instituição por meio de condições materiais e potencial humano, indispensável ao projeto de desenvolvimento da Faculdade Imaculada Conceição (FIC). A visão de educação de Irmã Anísia era de que havia necessidade de aprimorar e expandir a abrangência da FIC e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) como instituições de Ensino Superior. Para isso, empenhou-se no processo de integração das duas instituições. Foi com muita discussão e intensa busca de diálogo que realizou a criação das Faculdades Franciscanas, o que ocorreu ao final do período de gestão como diretora da FIC. Por meio disso é que foi dado o passo inicial para a formação do Centro Universitário Franciscano.

A pró-reitora de Administração do Centro Universitário Franciscano, Irmã Inacir Pederiva, realizou estágio em período de estudo confessional em Bagé com Irmã Anísia. Ela destaca a capacidade acolhedora e de aconselhamento. “Como religiosa, sempre valorizou a vida e as boas relações em comunidade. Enquanto educadora, era uma professora dedicada e com visão empreendedora”, explica.

Fonte: Ass. Comunicação da UNIFRA

SEM COMENTÁRIOS