
Depois de seis rodadas e mais de 550 minutos de muita disputa intelectual durante todo o sábado, dia 3 de dezembro, no auditório da APUSM, Dayan khun, de Porto Alegre, se sagrou campeão gaúcho absoluto de xadrez 2016 com 5 pontos em 6 disputados.
Everton Togni, também de Porto Alegre, ficou na segunda colocação com 4,5 pontos, e o pelotense ex-campeão gaúcho, Donay Martins, com 4 pontos e no terceiro lugar fecham o pódio principal

Mas não foi fácil para nenhum dos primeiros classificados, assim como para os outros 22 enxadristas que vieram de todas as regiões do Rio Grande do Sul para jogar a final do campeonato estadual deste ano. A competição teve partidas disputadas ao extremo, desde a primeiara rodada, e só foi definida no último movimento da última rodada, deixando vários nomes consagrados deste esporte fora da premiação.
Tanto que, Valdemir Albuquerque (APUSM-SMXC) também com 4 pontos ficou na 4ª colocação, Rogério do Nascimento, de Cruz Alta, com os mesmos 4 pontos, mas critérios de desempates inferiores, no quinto lugar e, fechando o grupo dos “4”, Ricardo Ritzel (APUSM-SMXC) com 4 pontos na 6ª colocação.
Dirney Paulo, de Uruguaiana, e Henrique Backes, de Porto Alegre, com 3,5 pontos, completam o quadro de premiados.
Clique aqui e confira mais fotos e videos da Final do Campeonato Gaúcho Absoluto de Xadrez 2016