Foto na História – Desbravando Camobi

0

 

ddd

Conhecido carinhosamente como Farguinho, o ônibus em destaque no Foto na História deste mês foi o primeiro carro coletivo especialmente adquirido pela Universidade Federal de Santa Maria para ser utilizado gratuitamente por seus alunos e professores.

O trajeto programado do veículo era entre a antiga garagem da instituição, localizada na Rua Roque Callage, Centro de Santa Maria (ao lado da antiga reitoria), até o distante Bairro Camobi daquele inicio de anos 1960, onde está localizado até hoje o campus universitário.

Os pioneiros da UFSM lembram que os primeiros usuários do Farguinho foram os professores acadêmicos do Centro Politécnico (hoje Centro de Tecnologia), quando as primeiras salas de aulas começaram a serem liberadas pelo Setor de Obras em um prédio ainda em construção, assim como todo o campus universitário santa-mariense. A estratégia do então reitor Mariano da Rocha era transferir e implantar o mais rápido possível as atividades da instituição para a Cidade Universitária de Camobi.

Tanto que é unânime entre as recordações destes pioneiros que, quando chovia, muito barro vermelho foi amassado pelo Farguinho nas avenidas e ruas que iam sendo abertas pelas centenas de operários que trabalhavam na construção do campus.

Mais tarde, depois da frota de veículos da UFSM crescer, Farguinho começou a ser utilizado somente dentro do perímetro da Cidade Universitária, “ levando gente de um extremo ao outro do campus”, como recorda Nicola Garoffallo, autor da imagem deste Foto na História.

 

Foto acervo Nicola Garoffallo

SEM COMENTÁRIOS