Feira termina com mais de 55 mil obras vendidas

0

Comercialização não alcançou os números de 2015 e evento teve boa participação das escolas da cidade
Foto Gabriel Haesbaert/A Razão
Foto Gabriel Haesbaert/A Razão

O maior evento literário de Santa Maria encerrou no domingo, contabilizando mais de 55 mil exemplares vendidos. A Feira do Livro ocupou a Praça Saldanha Marinho desde 23 de abril, reunindo 37 estandes, centenas de lançamentos e diversas apresentações artísticas.

De acordo com o balanço divulgado pela Câmara do Livro, foram comercializadas 55.870 obras, número inferior à marca de 2015, quando 70.240 livros saíram das estantes para a casa dos leitores. As obras mais vendidas (em ordem alfabética) foram: Authentic Games (Marco Tulio, Editora Astral Cultural); Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes, Editora Intrínseca); De Volta ao Jogo (Rezendeevi, Editora Suma de Letras),Depois de Você (Jojo Moyes, Editora Intrínseca), Diário de um Banana (Jeff Kinny, Editora Vergara & Ribas), Diário de um Zumbi do Minecraft (Ana Ban, Editora Sextante), Herobrine – A Lenda (Pac & Mike, Editora Geração Jovem), Jeremias e a Fantasia Devoradora (Felipe Furian, Flora Edições), A Magia das Leis Divinas (Lauro Trevisan, Editora da Mente), A Menina dos Pãezinhos Doces (Selma Feltrin, Editora Autor).

Participação de escolas foi constante durante as duas semanas de Feira

A extensa programação voltada às crianças atraiu muitas escolas para participação na Feira do Livro de Santa Maria. De acordo com a Secretaria de Município da Educação (Smed), cerca de 50 instituições da Rede Municipal de Ensino (RME) visitaram o evento. Muitas delas promoveram apresentações artísticas e culturais, orientadas por professores. A Smed também levou para a praça o programa Leitura no Coração, promovendo atividades lúdicas e oficinas de leitura para os pequenos. A Mascote Leitura no Coração interagiu diretamente com as crianças, despertando a curiosidade e incentivando a leitura.

As escolas da rede estadual também prestigiaram o evento. Treze escolas estaduais estiveram presentes no estande da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), realizando apresentação de trabalhos e promovendo a Rádio Escola, projeto de Educomunicação, desenvolvido pela 8ª CRE. Além destas, outras 12 escolas participaram com apresentação de trabalhos voltados à prática da leitura.

A 43ª edição Feira do Livro de Santa Maria foi realizada pela Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS