Conheça mais sobre os filmes da II Mostra Internacional de Santa Maria

0

Programação

II Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria

De 14 a 18 de março de 2016

Horario: 20h

Local: APUSM – Avenida Dores, 791

I Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria tem promoção de: Filmes de Junho Produtora, INCAA, Oberá en Cortos, Cooperativa de la Tierra, DCEA, Festival La Pacho e Fórum Entre Fronteiras, apoio da UFSM, CESMA e Estação Cinema, e a realização é da APUSM e Festival SMVC (Santa Maria Vídeo e Cinema)

 

Segunda, dia 14:

“Trazos de Historia” – Chaco, Argentina

TRAZOS DE HISTORIAS

Sinopse:

Depois do impulso inicial de Pocho (74 anos), um grupo de adultos maiores se reúnem  três vezes na semana para realizar ginástica. Pocho então, coloca seu selo pessoal na atividade física do grupo: fabrica instrumentos para o trabalho aeróbico, renova constantemente a rotina das atividades, cantarola canções que marcam o ritmo dos exercícios, introduz músicas para a turma relaxar dançando e, sobretudo, pede esforço e dedicação total para todos.

A narração mostra a atividade do grupo e se prende a inesgotável energia cotidiana de Pocho, seus anseios e recordações e, por outro lado, se divide com os diferentes e sensíveis relatos dos demais participantes de tão raro grupo de pessoas.

São pequenos acontecimentos que marcam a vida destas pessoas, seus sonhos e indagações e que revelam nos objetos  que escolhem diariamente, pistas e rastros de suas vidas e de suas viagens

Ficha Técnica:

Roteiro e direção: Yoni Czombos

Produção: Néstor Czombos Cecilia Alasia

Direção de Fotografía: Guillermo Rovira

Câmera: Guillermo Rovira  e Leo Bayol

Direção de som: Tani Sotosca

Música: Coqui Ortiz, Juan Mora y Patricio Hermosilla

Assistente de Produção: José Luis Muñoz Czombos y Leticia Gauna

Montagem: Verónica Seniquel.

Pós-produção de áudio: Estanislado Sotosca

Tradução: Luciana Gallardo

Produção Gráfica: Veronica Seniquel

Catering: Elena Gurniak

Foto fixa: Pablo Vassel

Duração: 73 minutos

Link de tráiler:

 

“Correa la Difunta” – Chaco, Argentina

Correa la Difunta

Sinopse:

María Correa vive com seu pequeno filho em uma zona rural do Chaco, Argentina, onde é assediada constantemente por um estancieiro recém chegado no lugar. Uma noite, seu marido desaparece, quando decide enfrentar ao estancieiro e seus capangas até as últimas consequências.

Ficha Técnica

Produção integral: CoopAr

Director: Roly Ruiz

Produtores: Karina Montiel, Valeria De Pedro, Vanesa De Pedro.

Direção de fotografia: Pablo Vassel

Direção de Arte: Valeria Young

Cenografia: Celeste Massin

Câmera: Rafael Medina-Celeste Massin- Pablo Vassel- Roly Ruiz

Som: David Chamorro

Gênero: Curta metragem de ficção

Duração: 23 minutos

Ano: 2013

Contato com realizadores: cooparweb@gmail.com

Trailer:

 

Terça, dia 15:  

“Origen Chapá”  – Misiones, Argentina

Sinopse:

O destino reúne a homens e mulheres em um tempo, em um espaço, em um cotidiano de fazer em coletivo que os faz se encontrarem. E assim a paisagem se transforma, se configura uma cidade…. Campos Roca, Colonia Chapá, Colonia Alberdi. Relatos de muitos tempos em um mesmo espaço.

Ficha Técnica

Diretores: Axel Monsú y Guillermo Rovira

Género: Documentário

Duração: 48 minutos

 

Quarta, dia 16:  

Curtas de Santa Maria:

“Espelho Hexagonal”

(Ficção, Colorido, 24 min, Santa Maria, 2015)

Hexagonal

Sinopse:

“Eu, meu analista, meu pai. Precisei de um para ver o outro. Para me ver. Aprendendo a ver, não vejo três, vejo quatro. Há um espelho, espelho hexagonal. Uma só pessoa.”

O filme Espelho Hexagonal, produzido pela Finish Produtora, foi selecionado para a competição internacional de curtas-metragens do 4th Kolkata Shorts International Film Festival, que acontece na cidade de Calcutá, Índia. O professor Luis Carlos Grassi é um dos atores da obra.

Elenco: Rafael Sieg, Maurício Schneider, Luiz Carlos Grassi e Theo Lüdtke, Direção: Maurício Canterle, Roteiro: Maurício Canterle e Thiago Brasil, Produção Executiva: Christian Lüdtke e Juliane Fossatti

“Poeira”

(Ficção, Colorido, 24 min, Santa Maria, 2015)

cartaz poeira 02

 

Sinopse:

Ernesto, o último artesão de lápides da região, depois de dedicar-se anos ao seu ofício solitário, revive a esperança de perpetuar a profissão no seu novo ajudante, o aprendiz José.

Elenco: Joel Cambraia, Denise Copetti, Victor Dutra Barbosa e Ana Maria Medeiros, Participação especial: Paulo Saldanha, Direção: Paulo Tavares, Roteiro: Alice Alfinito, Olívia Janot, Paulo Tavares, Produção Executiva: Marcos Borba, Produção: TV OVO

 

Quinta, dia 17:

“El Tiempo Detenido”  Corrientes, Argentina

el-tiempo-detenido

Sinopse:

Caá Catí con sus 5.000 habitantes é conhecida como “Berço de Poetas”, já que os mais importantes poetas da Província nasceram insólidamente neste lugar. Juan David Martínez, irmão de Agustín, é um deles e também Carlos Gordiolla Niella, José Alberto Alarcón, Pedro Cabral, Rodrigo Galarza, Olga Piñeiro, Enrique Piñeiro.

O filme se concentra em dos grandes núcleos destes artistas, por um lado sobre a obra do poeta correntino, David Martínez, que foi jornalista, crítico literário, e como poeta se soma aos grandes da poesía lírica dos anos 50 na Argentina.

Ficha Técnica

Director: Marcel Czombos

Productor: Carlos Kbal

Duración: 52 minutos

Trailer

 

“Chirola”  – Corrientes, Argentina

Chirola (1)

Sinopse:

Chirola é um personagem machista, apostador, amante da rinhas de galo e fiel a sua própria forma de ser e viver. No transcurso de suas andanças, sua mulher, Bety, consegue um trabalho melhor e começa a questionar a sua forma de vida, a qual desemboca em uma discussão tensa, fazendo que uma má situação se torne ainda pior.

Chirola não suporta as considerações e críticas e abandona sua casa, sem remorsos de consciência e sem pensar no amanhã.

Ficha Técnica

Direção: Fernando Cattaneo

Produção: Sebastian Toba

Direção de fotografia: Guillermo Rovira

Som: Carlos Kbal

Montagem: Fernando Cattaneo

Duração: 13 minutos

Trailer: 

 

 Sexta, dia 18:

Curtas-metragem:

“República dos Ratos” – Brasil

(Ficção, P&B, 25 min, Porto Alegre, 2011)

Republica dos Rtos

Sinopse:

Uma crônica não linear sobre a ausência, o desamor, a morte e o esquecimento. O universo soturno de uma cidade que não dorme, onde o real e a fábula interagem na desordem de uma noite que nunca termina. A trajetória de Santo, um personagem atordoado pela incerteza de suas próprias lembranças.

Vencedor do Troféu Vento Norte, no 10º SMVC – Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, em 2011, nas categorias de Melhor Curta, Melhor Direção para Beto Mattos, Melhor Ator para Anselmo Vasconselos, Melhor Edição para Alfredo Barros e Rodrigo Carneiro, Melhor Trilha Sonora Original para Leandro Schirmer e Melhor Direção de Arte para Carmem Fernandes.

 

“Ahora Despúes” – Misiones, Argentina

Ahora después. Guillermo Rovira

Sinopse:

Gastón e Nacho tem 27 anos, não se preocupam com o amanhã e vivem em um constante “ahora después”. Com um tom melancólico,passam os dias em uma pequena cidade, quando Gustavo toma a decisão de abandonar os estudos e Nacho toma conhecimento do falecimento de seu pai e da dupla vida que ele levava.

O roteiro e direção são de Guillermo Rovira. Os protagonistas são Maximiliano Juañuk (também responsavél pela música original) e Milton Rosés. Completam o elenco, Christian Harika, Bárbara Hobecker y Cristina Roth.

SEM COMENTÁRIOS