Em março na APUSM: Argentina em foco na II Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria

0

foto reprodução
foto reprodução

 

Para quem gosta de um bom cinema, uma oportunidade ímpar para conferir o que a tão prestigiada produção argentina vem fazendo. Está confirmada a II Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria, que acontece entre 14 a 18 de março na sede da APUSM, com a exibição de seis obras cinematográficas vindas diretamente da margem sul do Rio da Prata e ainda inéditas em telas brasileiras.

A mostra traz ainda em sua programação principal o premiado, “República dos Ratos”, produzido e realizado no Rio Grande do Sul, assim os santa-marienses “Espelho Hexagonal” e “Poeira”, que tem atraído muito público e, mais ainda, aplausos calorosos em suas exibições.

Confirmada também a presença de diretores, produtores e atores do país vizinho, que veem a Santa Maria debater suas obras com o público.

A primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria aconteceu em dezembro de 2014, levando um bom público para salas de exibições do evento. O encontro também propiciou ótimos debates entre realizadores, professores e espectadores, e ainda trouxe um pouco da cultura de cinco países da América do Sul em forma de obras de arte audiovisuais.

A expectativa dos organizadores é que se repita o sucesso da edição anterior e prepare ainda a volta do SMCV, o festival de cinema santa-mariense.

II Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria tem promoção de: Filmes de Junho Produtora, INCAA, Oberá en Cortos, Cooperativa de la Tierra, DCEA, Festival La Pacho e Fórum Entre Fronteiras, apoio da UFSM, CESMA e Estação Cinema, e a realização é da APUSM e Festival SMVC (Santa Maria Vídeo e Cinema)

 

Programação

II Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria

De 14 a 18 de março de 2016

Local: APUSM – Avenida Dores, 791

Horario: 20h

 

Segunda, dia 14:

“Trazos de Historia” – Chaco, Argentina

“Correa la Difunta” – Chaco, Argentina

Terça, dia 15:  

“Origen Chapá”  – Misiones, Argentina.

Quarta, dia 16:  

Curtas de Santa Maria:

“Espelho Hexagonal”

“Poeira”

Quinta, dia 17:

“El Tiempo Detenido”  Corrientes, Argentina.

“Chirola”  – Corrientes, Argentina.

Sexta, dia 18:

Curtas-metragem:

“República dos Ratos” – Rio Grande do Sul, Brasil

“Ahora Despúes” – Misiones, Argentina

 

Conheça os curtas gaúchos na Mostra:

Hexagonal

Espelho Hexagonal

(Ficção, Colorido, 24 min, Santa Maria, 2015)

Sinopse: “Eu, meu analista, meu pai. Precisei de um para ver o outro. Para me ver. Aprendendo a ver, não vejo três, vejo quatro. Há um espelho, espelho hexagonal. Uma só pessoa.”

O filme Espelho Hexagonal, produzido pela Finish Produtora, foi selecionado para a competição internacional de curtas-metragens do 4th Kolkata Shorts International Film Festival, que acontece na cidade de Calcutá, Índia. O professor Luis Carlos Grassi é um dos atores da obra.

Elenco: Rafael Sieg, Maurício Schneider, Luiz Carlos Grassi e Theo Lüdtke, Direção: Maurício Canterle, Roteiro: Maurício Canterle e Thiago Brasil, Produção Executiva: Christian Lüdtke e Juliane Fossatti

 

Foto divulgação
Foto divulgação

República dos Ratos

(Ficção, P&B, 25 min, Porto Alegre, 2011)

Sinopse: uma crônica não linear sobre a ausência, o desamor, a morte e o esquecimento. O universo soturno de uma cidade que não dorme, onde o real e a fábula interagem na desordem de uma noite que nunca termina. A trajetória de Santo, um personagem atordoado pela incerteza de suas próprias lembranças.

Vencedor do Troféu Vento Norte, no 10º SMVC – Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, em 2011, nas categorias de Melhor Curta, Melhor Direção para Beto Mattos, Melhor Ator para Anselmo Vasconselos, Melhor Edição para Alfredo Barros e Rodrigo Carneiro, Melhor Trilha Sonora Original para Leandro Schirmer e Melhor Direção de Arte para Carmem Fernandes.

 

Foto divulgação
Foto divulgação

Poeira

Ficção, Colorido, 24 min, Santa Maria, 2015)

Sinopse: Ernesto, o último artesão de lápides da região, depois de dedicar-se anos ao seu ofício solitário, revive a esperança de perpetuar a profissão no seu novo ajudante, o aprendiz José.

Elenco: Joel Cambraia, Denise Copetti, Victor Dutra Barbosa e Ana Maria Medeiros, Participação especial: Paulo Saldanha, Direção: Paulo Tavares, Roteiro: Alice Alfinito, Olívia Janot, Paulo Tavares, Produção Executiva: Marcos Borba, Produção: TV OVO

SEM COMENTÁRIOS