Cinema na APUSM – A noite de 14 de outubro é dos curtas santa-marienses

0

Foto divulgação EC SM
Foto divulgação EC SM

 

Marque em sua agenda e desmarque todos os compromissos para conhecer uma nova safra de curtas metragens produzidos e realizados em Santa Maria, todos com a assinatura da Estação Cinema (ver quadro abaixo). A exibição será no próximo dia 14 de outubro, às 19h30, no Salão Cultural da APUSM e faz parte da programação do Mês do Professor da Associação.

Foto divulgação EC SM
Foto divulgação EC SM

O programa começa com o multipremiado diretor do Santa Maria Video Cinema, Fabrício Koltermann, com seu último trabalho: “Farsa Seca”, que mostra a ironia de um homem sem muita sorte que torna-se herói municipal de uma pequena cidade gaúcha (ou não!).

Segue com a obra “Em Saias”, que tem a dupla direção de Luiz Carlos Grassi e Candice lorenzoni, dois nomes de peso da sétima arte e dramaturgia da Boca do Monte. Na tela, um ator em um espetáculo ou a sua realidade?

Foto divulgação EC SM
Foto divulgação EC SM

Depois é a vez de dois novos nomes do cinema de Santa Maria, que veem marcando presença com obras instigantes com uma linguagem jovem e contemporânea. O primeiro é “Ponto de Vista”, de Mariangela Scheffer Cardoso que aborda o resgate de valores concernentes à dignidade humana, especialmente as condições das pessoas com visão sub normal e cegos, a fim de que não sejam excluídos ou colocados em um patamar desigual na sociedade.

Logo depois, “Bom Sujeito Não É”, de Matheus da Rocha que aborda o tema de um homem fracassado que tem sua moral testada quando recebe uma proposta que pode mudar sua vida.

A noite do cinema santa-mariense se encerra com outro cineasta local já veterano, mesmo com a pouca idade, mas com vários títulos no currículo, assim como participação em festivais: “Detalhe”, de Maurício Canterle. O curta traz Luísa, com seus 14 anos, um quarto cor de rosa e um quase namorado que é de Sagitário. Ela quer estudar e ser independente. Neste depoimento, a moça nos ensina que perder tempo com sentimentos menores é uma bobagem.

ECEstação Cinema – A Associação dos Profissionais do Audiovisual de Santa Maria (Estação Cinema) é uma sociedade de caráter civil, sem fins lucrativos que tem como objetivos reunir os profissionais do audiovisual de ficção, documentário e animação, de Santa Maria e região, impulsionar o gosto pela cinefilia, o estudo, a pesquisa e a produção audiovisual, seja esta experimental, amadorística ou profissional.
O grupo também coopera institucionalmente com o aperfeiçoamento e divulgação das produções audiovisuais que envolvam seus associados, através do intercâmbio de idéias, experiências e conhecimentos, ou da organização de bibliotecas, cursos, debates, conferências, congressos, seminários, mostras, concursos e festivais.

SEM COMENTÁRIOS