UFSM dá início ao segundo semestre de 2015

0

Cerca de 1,4 mil estudantes calouros foram recepcionados no campus central- camobi

4603bb22-d3a4-461d-90a7-84dc5b27f849.JPG.500x375_q85_crop-scale
Foto: UFSM

Teve iniciou nesta segunda-feira,(10), as atividades do segundo semestre de 2015 para os mais de 29 mil alunos de todos oscampi da UFSM e para os novos ingressos, que, somente no campus central, compreendem aproximadamente 1,4 mil.

Tanto para os calouros quanto para os demais acadêmicos, são oferecidos inúmeros benefícios. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por exemplo, oferece uma variedade de programas de assistência.

Para ser contemplado, o aluno precisa contemplar alguns critérios, como possuir renda per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo. Os interessados aptos devem solicitar, em primeira instância, o Benefício Socioeconômico (BSE), o qual abrange os demais programas. O prazo para solicitação vai até 3 de setembro.

Nos sites da universidade e da Prae já estão disponíveis os editais do BSE e da Bolsa Transporte. Nos próximos dias, será lançado o edital da Bolsa Auxílio à Aquisição de Materiais Pedagógicos. Confira outras modalidades de bolsas oferecidas pela Prae.

Os interessados no Auxílio Moradia, devem comparecer na sala da Prae, em anexo ao prédio da Reitoria, portando duas fotos 3×4, comprovante de residência da cidade origem em nome do aluno ou de seus pais e comprovante de matrícula. Menores de idade devem portar, ainda, o termo de responsabilidade reconhecido em cartório ou assinado na Prae na presença dos pais.

A vaga na União Universitária (para os maiores de idade) ou na Casa do Estudante (provisoriamente, para os menores) é garantida a todos que procurarem pelo auxílio. Mas o interessado deve providenciar colchão e roupa de cama.

No primeiro semestre, a Prae lançou um guia com informações sobre todos os programas de assistência estudantil, que incluem também apoio psicológico, social e odontológico, além de outras ações de atenção à saúde dos estudante. Confira o Guia da Prae.

Os horários de atendimento da Prae são das 7h30min às 19h30min, sem fechar ao meio dia.

Carteira do RU e Biblioteca

Os novos acadêmicos também podem solicitar a carteira do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca, com a qual poderão fazer refeições no RU e acessar o sistema de bibliotecas da universidade. 

Para solicitar a primeira via da carteira SiB/RU, os usuários devem acessar o endereçowww.ufsm.br/biblioteca. No site, devem ir até o link “SiB/RU” e depois clicar em “Carteira das Bibliotecas e RU”. Na tela seguinte, deve-se acessar o formulário de solicitação e preencher os campos em branco com os dados solicitados.

Quando a carteira estiver pronta, um e-mail será enviado ao usuário. Para retirar o documento, é necessário dirigir-se até a Biblioteca Central, levando a carteira de identidade, uma foto 3×4 e o comprovante de matrícula.

Os alunos e servidores dos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Silveira Martins devem solicitar a carteira diretamente na biblioteca setorial do seu centro/unidade.

As novas carteiras serão entregues somente após o término da greve dos servidores técnico-administrativos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-8648 ou (55) 3220-8651.

Ajustes de matrículas

Cabe ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) habilitar a execução de matrículas, elaborar editais de inscrição, manter atualizado arquivo de alunos, fornecer documentos escolares como histórico, certificados, guias de transferência, declarações e diplomas, dentre outras atribuições.

A matrícula dos ingressantes no 2º semestre de 2015 já foi feita automaticamente pelo Derca. Caso o aluno deseje ajustá-la, deve comparecer junto ao Centro de Ensino de seu curso no período que vai desta segunda (10) a sexta-feira (14).

No vídeo a seguir, o reitor, Paulo Afonso Burmann, dá as boas-vindas à comunidade acadêmica neste segundo semestre:

Fonte: Assessoria UFSM

 

SEM COMENTÁRIOS