Aprendendo e descobrindo nas férias

0

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nas férias de inverno e de verão, a UFSM recebe estudantes de ensino médio de escolas públicas de Santa Maria interessados em Biologia. Na semana passada, mais uma turma participou das oficinas do Curso de Férias Biologia Celular, promovido pelo Espaço Célula, do Núcleo Ciência Viva, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).

Os estudantes do Colégio Cilon Rosa participaram, de terça (21) a sexta-feira (24), de atividades voltadas ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares aplicadas ao ensino de Ciências e Biologia. As atividades, voltadas também à formação inicial e continuada de professores, incluem práticas como extração de DNA, observação de células, fracionamento celular e cultura de células.

Segundo a professora Lenira Sepel, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, os cursos de férias são realizados há dois anos, em duas edições (nos meses de julho e dezembro), e já envolveram mais de uma centena de alunos. O objetivo é incentivar as vocações para a área das ciências, trazendo para os laboratórios da UFSM alunos de ensino médio que tenham interesse pelo curso de Ciências Biológicas.

“Os cursos de férias são experiências muito ricas. Organizados e executados com a colaboração de pós-graduandos e de graduandos que fazem iniciação científica, esses cursos permitem que os nossos alunos se envolvam em atividades de divulgação de ciência e tecnologia. Para os alunos do ensino médio, a participação nos cursos de férias também é uma oportunidade de pensar sobre escolha profissional”, relata.

Na maioria das vezes, o curso de férias é a primeira aproximação concreta do aluno de ensino médio com as atividades de pesquisa em laboratório e é também a primeira vez que ele entra na universidade com outros objetivos além de uma visita de curta duração.

O projeto é financiado pelo CNPq e apoiado pela Rede Nacional de Educação e Ciências – Programa Novos Talentos da Rede Pública. O projeto Espaço Célula é destinado à difusão de atividades relacionadas à biologia celular, genética e biologia molecular.

A divulgação dos cursos é feita através dos professores nas escolas. São eles que fornecem as primeiras informações e estimulam seus alunos a participar.

Fonte: UFSM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS