UFSM realizou competição inédita no Brasil

0

foto ufsm
Foto: Divulgação.

O Grupo de Pedologia da UFSM (Departamento de Solos e PPG em Ciência do Solo), com apoio da Embrapa e da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Núcleo Regional Sul), realizou a 1ª Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos, inédita no Brasil. Alunos de diversas instituições do sul do Brasil mostraram suas habilidades na identificação de solos típicos da Região Central, entre os dias 7 e 8 de maio, no campus da UFSM. 

Este tipo de atividade, organizada em outros países, como Estados Unidos, tem como objetivos a integração de alunos, professores e pesquisadores da área de Pedologia – responsável pelos estudos de gênese dos solos, sua identificação, levantamento e classificação – através de atividades desafiadoras e dinâmicas, fora da sala de aula, bem como difundir aos jovens pedólogos as particularidades dos solos da região sede do evento. A competição, coordenada pelos professores do Departamento de Solos Fabrício de Araújo Pedron, Ricardo Bergamo Schenato e Ricardo Simão Diniz Dalmolin, foi considerada exitosa. Uma futura competição já está agendada para 2016, juntamente com a XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, em Frederico Westphalen.

O primeiro lugar individual ficou com o aluno de doutorado do PPGCS-UFSM Luis Antonio Coutrim dos Santos, e o primeiro lugar por equipes também com a UFSM, com os alunos Angélica Silveira Bonumá (doutoranda do PPGCS), Flávia Benvenuti Ferreira (graduanda Eng. Florestal), Débora Milani Kemerich (graduanda Eng. Florestal) e Luis Antonio Coutrim dos Santos (doutorando do PPGCS). Os segundo e terceiro lugares, tanto individual quanto por equipes, ficaram com os competidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte: Assessoria UFSM

SEM COMENTÁRIOS