Foto na História – Esperança para os problemas da cidade

0

À direita, deputado estadual Nelson Marchezan (PDC), representando a Assembleia Legislativa. Aqui o repórter Quintino Oliveira grava pronunciamento do reitor Mariano da Rocha. (Foto Quintino Oliveira arquivo pessoal)
À direita, deputado estadual Nelson Marchezan (PDC), representando a Assembleia Legislativa.
Aqui o repórter Quintino Oliveira grava pronunciamento do reitor Mariano da Rocha. (Foto Quintino Oliveira arquivo pessoal)

 

por Gaspar Miotto

Em 17 maio de 1963 Santa Maria comemorava seu 105º aniversário. O grande acontecimento do dia foi a visita do governador do Estado Ildo Meneghetti, que se reuniu com prefeitos da região na sala do IEPE – na época, a sala nobre de reuniões da Universidade, localizada na Faculdade de Economia, instalações  hoje pertencentes ao Colégio Marista.

Em uma mesa redonda foram debatidos os problemas que preocupavam a região. No dia seguinte, o jornal A Razão colocava em destaque que “Êxito dos trabalhos deixam esperança para solução dos inúmeros problemas da região central”.

Na oportunidade, o prefeito de Santa Maria Miguel Sevi Viero tratou com o governador de uma longa pauta de assuntos de interesse da cidade, entre eles o Plano Diretor de Santa Maria e o problema de abastecimento de água. Também falaram sobre um problema que persiste até hoje: a situação precária da Faixa de Camobi.

No encontro, o reitor Mariano da Rocha comunicou que, na véspera, a Universidade tinha inaugurado o Restaurante Universitário, no andar térreo do prédio da reitoria, localizado na rua Floriano Peixoto.

O governador Ildo Meneghetti – que foi governador do RS de 1955 a 1959 e depois, num segundo mandato, de 1963 a 1966. Nesta visita a Santa Maria, a comitiva do governador estava formada por 28 pessoas, entre assessores e secretários.

 

(Foto Quintino Oliveira arquivo pessoal)
(Foto Quintino Oliveira arquivo pessoal)

Miguel Sevi Viero era prefeito de Santa Maria. Aqui, ele discursa, tendo o reitor Mariano da Rocha à sua direita e o governador Ildo Meneghetti à sua esquerda. À esquerda na foto, o secretário da Fazenda Emilio Kaminski e atrás dele o vice-reitor da Universidade Hélios Bernardi. O menino que aparece em primeiro plano é Francisco, um dos filhos do reitor Mariano. O repórter da rádio Imembui, Quintino Oliveira, grava o discurso do prefeito. 

 

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS