UFSM já tem seus 4.666 “bixos”

0

Os acadêmicos  devem confirmar a vaga entre 26 e 30 de janeiro, seja o ingresso no primeiro ou segundo semestre

Alessandra Noal

O tão esperado listão dos classificados no concurso Vestibular 2014 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) no último sábado. A solenidade oficial reuniu centenas de estudantes no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, às 9h.

No início da cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Cechin (PP), cumprimentou a Coperves pelo excelente trabalho que foi feito e pela a honestidade. “Temos tantos concursos no Brasil em nível de País, Estado e município que ocorrem problemas e Santa Maria não tem problemas, então isso mostra toda a competência de toda a equipe”, salienta. Ele ainda destacou que a UFSM é motivo de orgulho para a cidade.

Em seguida, o presidente da Coperves, Edgar Cezar Durante, fez o uso da palavra. Ele agradeceu por mais um ano de atividades na Comissão e parabenizou a todos os envolvidos no processo seletivo 2014. Após seu depoimento, Durante passou às mãos do reitor, Paulo Afonso Burmann, o listão dos aprovados.

Burmann deu boas-vindas aos novos “bixos” e agradeceu a todos os setores, dentro e fora da Universidade, que trabalharam e contribuíram com a realização de um bom concurso. Também compuseram a mesa o vice-reitor, Paulo Bayard, e a pró-reitora de Graduação, Martha Adaime. Logo, o reitor repassou a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM o documento com os nomes. No momento, cópias foram distribuídas aos veículos de imprensa.

Um misto de ansiedade, emoção e alegria tomou conta da “Casa do Povo” na medida em que os estudantes iam lendo seus nomes na relação dos classificados. Claudia Marconato, de 20 anos, fez seu quarto vestibular para Medicina e foi aprovada. “Não vejo à hora de começar. Valeu tudo, cada esforço e dedicação”, comemora. Ela pensa em se especializar na área da pediatria.

Gean Cechin Mello, de 17 anos, realizou seu primeiro vestibular. “Estudei muito para isso. Estou bastante feliz”, ressalta. Ele irá cursar Engenharia de Controle e Automação. A estudante Rafaela Lemos, de 17 anos, também fez o concurso pela primeira vez. Ela passou para o curso de Zootecnia. “Minha vida vai mudar agora, vou poder fazer tudo”, risos. Sua mãe, Kellen Lemos, contou que a filha abriu mão de tudo. “Ela só ficava em casa estudando, não tinha tempo nem para a família, mas valeu muito a pena”, orgulha-se. Outra nova acadêmica da instituição é a Laura Lopes Mitidieri, de 17 anos. A jovem vai ser aluna do curso de Medicina Veterinária. “É meu sonho, nunca pensei em outro curso”, afirma.

A tristeza e a decepção, infelizmente, não ficaram de fora, já que nem todos os mais de 26 mil candidatos inscritos puderam ingressar na instituição de ensino. Foi o caso da Marianne Diefenthaler, de 17 anos. Ela inscreveu-se em Química Industrial, mas não passou. “Eu fui bem, fiquei acima do ponto de corte. As notas devem ter sido muito boas para eu não ter passado. Estou muito triste e decepcionada. Este ano só vou me dedicar a estudar”, garante.

Os candidatos classificados para ingresso no 1º ou no 2º semestre letivo deverão fazer a solicitação de confirmação da vaga e a entrega de documentos no período de 26 a 30 de janeiro, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. A lista da segunda chamada deve ser divulgada no mês que vem. As matrículas, via Portal do Aluno, poderão ser realizadas nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. As aulas deverão iniciar em março.

A Comissão de Seleção e Ingresso da UFSM informa que estará disponível para prestar informações sobre o processo de confirmação de vaga a partir de hoje até sexta-feira (23).  As vagas estão distribuídas em 105 cursos nos campi de Santa Maria (3.805), Frederico Westphalen (305), Palmeira das Missões (356) e Silveira Martins (200). 

Fonte: A razão.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS