Hora de encarar o vestibular

0

UFSM e Unifra realizam provas em dezembro. É preciso cuidar datas, horário, locais e trânsito nos dias de prova

Após meses de preparação, estudantes que concorrem às vagas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ou no Centro Universitário Franciscano (Unifra) seguem os últimos preparativos para os vestibulares em ambas as instituições. O vestibular de verão na Unifra ocorrerá no próximo dia 2 de dezembro. Logo após, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, será a vez das provas para ingresso na UFSM. Na Federal, foram mais de 20 mil inscritos para o processo seletivo (único e seriados).

Como de costume, o curso de Medicina é um dos mais concorridos – em todas as instituições que oferecem a graduação. A novidade deste ano é que também serão disponibilizadas vagas para o recém-criado curso de Medicina na Unifra. No vestibular de verão 2014, serão oferecidas 40 vagas (acrescidas de mais 40, no vestibular de inverno, em 2015). A procura foi intensa, com mais de duas mil inscrições apenas para Medicina. Abaixo, confira as datas e as informações para os vestibulandos da UFSM e da Unifra neste ano.
O que é necessário para fazer o Vestibular da UFSM – São oferecidas 4.666 vagas na UFSM, sendo 3.805 no campus de Santa Maria, 305 no de Frederico Westphalen, 356 no de Palmeira das Missões e 200 no de Silveira Martins. As vagas estão distribuídas em um total de 105 cursos.

O Processo Seletivo é constituído pelo Processo Seletivo Seriado e pelo Processo Seletivo Único. No Processo Seletivo Seriado, são realizadas as provas objetivas referentes ao 1º ano do Ensino Médio ou equivalente (PS1), ao 2º ano do Ensino Médio ou equivalente (PS2) e ao 3º ano do Ensino Médio ou equivalente (PS3), conforme a inscrição do candidato, seguida de uma prova de Redação. No Processo Seletivo Único, para os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente até a data de confirmação da vaga, serão realizadas três provas objetivas e uma prova de Redação.

Para realizar as provas do Vestibular, o candidato deve conferir com antecedência o local de prova. Também precisa levar nos dias do concurso um documento de identificação original com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta. Além disso, o candidato deve apresentar-se no local de prova 30 minutos antes do início da mesma.

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), pelo telefone (55) 3220-8170, pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br, ou ainda na página www.coperves.ufsm.br, ou através do e-mail falecom@coperves.ufsm.br ou do telefone (55) 3220-8170.

Prova da Unifra será dia 2 de dezembro

6 BO Centro Universitário Franciscano teve 4881 candidatos para o Vestibular de Verão 2015, inscritos para disputa de uma vaga no ensino superior, as quais estão distribuídas em 33 cursos de graduação, totalizando 1400 vagas ofertadas. O Curso de Medicina, recém criado, apresentou densidade de 68,85 candidatos por vaga, sendo o mais concorrido. O segundo mais procurado foi o Curso de Odontologia, com 7,35 candidato/vaga, seguido dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com 5,15, Direito (noite) 4,88, Direito (manhã) 4,33, Fisioterapia 3,45 e Psicologia que registrou 2,52 candidato/vaga.

A prova será aplicada no próximo dia 2 de dezembro, das 8h às 12h. Uma das novidades do processo seletivo é o número de questões, pois a instituição passa a cobrar também a prova de Filosofia. No total, serão 65 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter eliminatório.

dvsv

Fonte:A razão.

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS