Vestibular da UFSM soma cerca de 50 mil inscrições

0

20 mil candidatos haviam confirmado a inscrição via pagamento da taxa. Prazo terminou nesta segunda-feira.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerrou nesta segunda-feira as inscrições para o seu Processo Seletivo 2014 com acesso para 2015. O prazo teve início no dia 20 de agosto. Segundo o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Edgar Cesar Durante, até o final da tarde ontem cerca de 50 mil pessoas já tinham realizado a inscrição. Desse número, em torno de 20 mil pagaram o boleto bancário da taxa de inscrição, confirmando a presença nas provas de dezembro.

“A maioria dos candidatos acaba deixando para realizar o pagamento da taxa no último dia”, diz Durante, lembrando que o número oficial de candidatos só será conhecido depois desta terça-feira, último dia para pagar o boleto bancário. O processo de inscrição só é concluído após o pagamento da taxa.

As provas serão aplicadas entre os dias 12 e 14 de dezembro. Das 4.666 vagas disponibilizadas em 105 cursos, 3.805 são para o campus de Santa Maria, 305 para Frederico Westphalen, 356 em Palmeira das Missões e 200 em Silveira Martins. Os cursos de Engenharia Aeroespacial (40 vagas) e de Telecomunicações (50) estão sendo ofertados pela primeira vez. Dessas vagas, metade é para o Sistema de Cotas.

Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pessoas que se enquadram na Lei de Isenção foram contempladas com a gratuidade. Indígenas também estão isentos. Os pedidos foram feitos de 20 a 28 de agosto e o resultado publicado no último dia 8. Os contemplados não estão automaticamente inscritos na seleção, ou seja, precisam realizar a inscrição.

Metade das vagas disponíveis para ingresso em 2015 é reservada para cotistas. Destas, 50%, no mínimo, serão dirigidas a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.086.

Para maiores informações – A Coperves disponibiliza o Serviço de Apoio ao Vestibulando (SAVES) pelo telefone (55) 3220-8170 e também por meio do e-mail falecom@coperves.ufsm.br

Fonte: A Razão.

SEM COMENTÁRIOS