UFSM será sede de evento de cooperação entre laboratórios de linguística do Brasil e França

0

Em outubro, a UFSM será uma das sedes de um evento internacional itinerante na área de estudos da linguagem, o qual tem como título “Laboratórios em Cooperação: Relações entre Brasil e França”. Prevista para o dia 24 de outubro, a atividade é fruto do projeto Mobilité Internationale entre Laboratoires. Reunindo laboratórios de quatro universidades (três brasileiras e uma francesa), o projeto estuda a influência dos estudos franceses na constituição disciplinar brasileira.

Os laboratórios que compõem o projeto são os seguintes:

– Laboratoire Histoire des Théories Linguistiques, da Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)

– Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem – Corpus, da UFSM

– Laboratório Arquivos do Sujeito, da Universidade Federal Fluminense (UFF)

– Laboratório Discursivo, Sujeito e Sentidos em Movimento – E-L@dis, da Universidade de São Paulo (USP)

A previsão é que o projeto tenha duração de dois anos. Neste período, serão realizadas reuniões de trabalho, estágio pós-doutoral, estágio de doutorandos e mestrandos, além de jornadas de pesquisa on-line e presencial nas quatro universidades.

O primeiro evento, intitulado Journée d’Études: Langue, Discours et Histoire, aconteceu em abril deste ano em Paris. A segunda edição ocorre de forma itinerária nas três universidades brasileiras integrantes do projeto: na UFF, em 20 de outubro; na USP, campus Ribeirão Preto, no dia 22; na UFSM, no dia 24.

Na UFSM, o evento terá em sua programação, pela manhã, um seminário sobre “As ciências da linguagem e sua história: concepções e métodos”, assunto a ser abordado pelos professores Jean-Marie Fournier e Christian Puech, ambos da universidade Paris 3. À tarde, haverá uma mesa-redonda com o tema “Relações de pesquisa e saberes em discurso: história e memória em uma rede de laboratórios”. Falarão sobre o tema as seguintes professoras: Verli Petri, Silmara Dela Silva, Tais Martins e Amanda Scherer.

Encerrando a programação, está prevista para o final do dia uma mostra de trabalhos em andamento, com apresentação de pôsteres e lançamento de livros. As atividades ocorrem no mini-auditório do PPGL, sala 3223, no Centro de Educação.

As inscrições no evento são gratuitas. Pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos devem enviar o resumo até o dia 10 de outubro para o e-mail eladis.usp@gmail.com. Mais informações sobre o evento e o projeto constam em sua página no Facebook.

Fonte: Assessoria UFSM.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS