UFSM é a 15ª colocada no Ranking Universitário Folha

0

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está na 15ª posição geral no Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, levantamento feito com 192 instituições de ensino superior brasileiras. 

A pesquisa, realizado durante oito meses, faz cruzamento de dados sobre ensino, produção científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. 

Para avaliar o ensino, o RUF utilizou notas do ENADE, regime de trabalho e titulação dos docentes, e entrevistas com avaliadores do MEC. A produção científica utiliza dados sobre número de publicações e citações, recursos recebidos para pesquisa e números de professores com alta produtividade científica. O mercado de trabalho foi analisado a partir de pesquisa do Datafolha sobre os maiores responsáveis pelas contratações no Brasil – os empresários citam as três principais instituições formadoras de seus funcionários. A inovação compreende registro de marcas e patentes. A internacionalização é avaliada com citações internacionais e publicações em co-autoria. 

A melhor colocação da UFSM foi no quesito pesquisa: 14° lugar. Em ensino, a Instituição ficou em 15° lugar. Em inovação, a UFSM obteve a posição de número 23. No mercado de trabalho, o índice RUF pontuou a Instituição com a colocação de número 32. Na internacionalização, a UFSM ficou em 41° lugar.

Entre os cursos da UFSM melhores avaliados no RUF 2014, os destaques são:

Agronomia – 6° lugar

Fisioterapia – 9° lugar

Medicina Veterinária – 9° lugar

Administração – 11° lugar

Engenharia Química – 12° lugar

Odontologia – 12° lugar

Economia  – 14°lugar

Engenharia Elétrica  – 17° lugar

Relações Internacionais – 17° lugar

Educação Física  – 18° lugar

Farmácia – 19° lugar

Enfermagem  – 20° lugar

Para conferir o ranking completo, acesse o site do RUF 2014.

Fonte: Assessoria UFSM.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS