Projeto do curso de Letras visa analisar testes de inglês realizados na UFSM

0

O curso de Graduação em Letras – Inglês possui um projeto de pesquisa que analisa dois testes diferentes em inglês como língua estrangeira, o Teste de Suficiência em Leitura de Língua Estrangeira da UFSM (TESLLE) e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL). Esse projeto é ministrado pela professora Patrícia Marcuzzo.

A professora explica que a ideia surgiu no segundo semestre de 2013, com a necessidade de entender a estrutura, os objetivos e as competências exploradas nas duas testagens em inglês como língua estrangeira que são aplicadas na UFSM, especialmente o TOEFL, por ser o teste utilizado para medir a competência linguística dos candidatos ao programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Em orientações semanais feitas na sala da professora junto a duas alunas de graduação, o projeto consiste na análise de uma versão e dos programas dos dois testes. O enfoque das análises e as categorias de análise dos testes são determinadas nas orientações.

A partir dos resultados do projeto, pretende-se informar alunos e egressos do curso de Letras – Inglês acerca do funcionamento desses dois testes. Os alunos e os egressos do curso atuam no mercado de trabalho, ensinando futuros candidatos que prestarão essas duas testagens. Por isso, percebe-se uma necessidade de entender como elas funcionam, para que, depois, os resultados possam ser revertidos para o ensino.

Fonte:Assessoria UFSM/Sabrina Cáceres – acadêmica de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social.

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS