​UFSM recebe premiações durante a 37ª Expointer

0

Dois projetos desenvolvidos no Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM receberam o prêmio O Futuro da Terra na noite desta segunda-feira (1º), na sede da Farsul, durante a 37ª Expointer. A distinção, organizada pelo Jornal do Comércio, dá visibilidade a iniciativas e pessoas com trajetória na pesquisa científica destinada ao incremento do setor primário e à preservação ambiental.

Na edição de 2014, foram 12 homenageados em quatro categorias. O professor Jean Minella recebeu o prêmio na categoria Preservação Ambiental pelo projeto Monitoramento de Bacias Hidrográficas, e o professor João Kaminski, na categoria Alternativas Agrícolas, pelo projeto Sistema de Recomendação de Calcário. O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, acompanhou a sonelidade.

Representando o governador do Estado, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, destacou a necessidade da incorporação dos avanços tecnológicos aos processos produtivos, como os premiados no evento, bem como a importância do manejo adequado do solo e dos recursos hídricos. “Precisamos avançar em inovações e incorporá-las às políticas públicas para que nosso maior patrimônio, a terra e a água, possam continuar produzindo, de forma acessível, alimentos saudáveis e com qualidade”, completou.

Entrega do Troféu Senar - O Sul

Na noite de domingo, o reitor da UFSM recebeu, também no Parque da Expointer, o Troféu Senar – O Sul, que reconhece destaques do agronegócio gaúcho. Foram agraciadas 24 personalidades e entidades que se destacaram no setor agropecuário e em atividades relacionadas ao meio rural do Rio Grande do Sul em 2014. A premiação à UFSM foi devido ao projeto Clube da Irrigação.

Criado em 2010 por iniciativa da Farsul e de empresas do agronegócio, o Clube da Irrigação tem a UFSM como uma das parceiras. O objetivo é oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitam aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade.

Fonte: assessorias de comunicação do Senar-RS e da Expointer

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS