Com inclusão do PS1, edital do vestibular deve ser aprovado na próxima semana

0

Universidade resolveu acatar decisão da Justiça Federal

 

Após a nova determinação da Justiça Federal de fazer a UFSM incluir a prova do Processo Seletivo 1 (PS1) neste ano, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) trabalha no edital e no Manual do Candidato da seleção. A Federal confirmou nesta quarta-feira que não vai recorrer da decisão e vai aplicar o PS1 neste ano.

A previsão é que edital e manual sejam entregues à Pro-Reitoria de Graduação (Prograd) ainda nesta quinta-feira para avaliação e possível encaminhamento às comissões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Também segue sendo o próximo dia 15 a data para a possível aprovação desses documentos.

A Coperves está trabalhando em possíveis alterações no número de questões das provas dos três dias de vestibular. A ideia é que elas sejam aplicadas de 12 a 14 de dezembro deste ano. As confirmações são que as provas obedecerão o Programa-Referência, e a redação terá de ser feita baseada em um artigo de opinião ou carta aberta.

Além disso, a intenção é que, após a aprovação do edital e do manual, as inscrições para o vestibular sejam abertas no próximo dia 20. A ideia é abranger o período do Descubra UFSM, que ocorrerá de 21 a 23 deste mês, no Centro de Eventos da UFSM. A iniciativa tem como objetivo apresentar as graduações que a universidade oferece aos estudantes.

Segundo o presidente da Coperves, Edgar Durante, também está sendo trabalhada a questão das cotas. Neste ano, metade das vagas ofertadas no vestibular serão destinadas para cotistas.

Fonte: Diário de Santa Maria.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS