UFRGS aumenta de 30% para 40% índice de vagas para cotistas em 2015

0

A partir de 2016, reserva de vagas para cotistas será de 50% do total.
Forma de seleção é dividida entre 70% pelo vestibular e 30% pelo Sisu.
 
UFRGS cotas universidade (Foto: UFRGS/Divulgação)
UFRGS cotas universidade (Foto: UFRGS/Divulgação)

UFRGS cotas universidade (Foto: UFRGS/Divulgação)

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alterou o percentual de cotas para ingresso nos cursos de graduação da universidade via vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o texto aprovado, o índice de vagas destinado às ações afirmativas aumenta de 30% para 40% em todos os cursos em 2015. A partir de 2016, a reserva de vagas para cotistas será de 50%.

De acordo com a UFRGS, a medita tem como objetivo adequar os processos de ingresso da Universidade à Lei Federal nº 12711/2012, que exige ampliação gradual do índice de vagas reservadas para 50% até 2016 em todas as instituições federais de ensino.

Já as modalidades de cotas não sofreram alteração. A UFRGS manteve as quatro categorias, de acordo com a faixa de renda e raça/etnia: candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena); candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita; alunos autodeclarados preto, pardo ou indígena e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.

Pelo menos por enquanto, o vestibular segue sendo o principal sistema de seleção para a UFRGS, com 70% das vagas. O Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fica com as 30% restantes. O índice de 40% de reserva de vagas para as ações afirmativas em 2015 é válido para ambas as formas de ingresso.

Fonte:G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS