Pai pode ajudar o filho a fazer a lição de casa? Veja mitos e verdades

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Pais devem descobrir qual é o melhor horário para fazer a lição de casa. Especialistas dizem que a hora varia muito de acordo com a rotina da família, mas é indispensável que um adulto esteja presente
Pais devem descobrir qual é o melhor horário para fazer a lição de casa. Especialistas dizem que a hora varia muito de acordo com a rotina da família, mas é indispensável que um adulto esteja presente

 

Depois da maratona para escolher a escola dos filhos, os pais entram em uma nova fase de dúvidas: como ajudar a criança com a lição de casa? Em primeiro lugar, dizem as especialistas consultadas pelo UOL, os pais devem entender a importância dessa atividade para o estudante, especialmente os que estão nos primeiros anos do ensino fundamental.

`A família precisa valorizar a lição de casa, mostrar interesse, deixar a criança falar sobre como foi o dia dela na escola. Nunca usar termos para desmerecer, dizer que a lição é uma coisa chata, um sacrifício, que a família não pode sair porque a criança tem tarefa para fazer`, afirma Marcia Almirall, orientadora do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Santa Maria.

Em seguida, os pais devem descobrir qual é o melhor horário para fazer a lição de casa. Especialistas dizem que a hora varia muito de acordo com a rotina da família, mas é indispensável que um adulto esteja presente para acompanhar a criança.

`A hora de fazer a lição deve virar uma rotina para a família. É algo que deve acontecer de preferência no mesmo horário todos os dias. Não deve ser muito tarde, porque a criança está cansada e não rende`, diz Sueli Conte, diretora e psicopedagoga do Colégio Renovação.

Decidido o melhor horário, é preciso escolher um local bem iluminado, confortável e silencioso para a criança fazer a tarefa. Os pais devem desligar a televisão, o computador e evitar espaços em que outras crianças estejam brincando –tudo para não desviar a atenção dos estudantes.

Desse modo, as especialistas dizem que vale usar a mesa de jantar ou da cozinha, um escritório ou a escrivaninha do quarto criança. Não importa o lugar escolhido, todos os materiais escolares devem estar ao alcance do estudante, o que evita passeios pela casa e a distração na hora de fazer os exercícios.

A partir daí, os pais devem se fazer presentes, mas nada de sentar ao lado da criança e ficar ali do início ao fim dos exercícios. Deixá-la sozinha também é prejudicial. O ideal é ficar atento ao que o estudante está fazendo e estar acessível caso a criança queira ajuda. `Os pais precisam estar presentes para que a criança sinta que tem um apoio, que aquilo é importante`, diz Almirall.

Corrigir a lição?

Para Adriana Iassuda, coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia, nesse momento os pais devem tentar auxiliar a criança, mas nunca resolver o exercício em seu lugar. `Muitas vezes os pais acham que a lição deve voltar para a escola totalmente correta, e acabam resolvendo pelo filho ou extrapolando nas explicações. Cuidado, pois isso pode resultar em mais dúvidas ou mascarar uma dificuldade significativa`, explica.

No caso das crianças que estão em fase de alfabetização, os pais podem mostrar a grafia correta, mas isso não deve se tornar um hábito. Segundo Iassuda, uma boa dica é questionar: `Qual é a letra que você acha que usamos?` ou `Como você acha que se escreve?`.

Se as dúvidas são de matemática, por exemplo, os pais não devem ensinar a maneira como aprenderam a fazer determinada conta –o que pode confundir ainda mais a criança. `O certo não é explicar do jeito dele, mas tentar ajudar o filho a buscar, dentro dos seus próprios conhecimentos, a resolução do problema`, afirma Almirall.

Os pais ainda precisam ficar atentos à duração da tarefa: crianças de 7 a 8 anos devem demorar em média entre uma hora e uma hora e trinta minutos. Se o estudante dedica mais ou muito menos tempo para os exercícios, os pais devem observar a rotina do filho (se ele levanta muitas vezes, se o ambiente é adequado, se um adulto está por perto) e procurar a escola para conversar sobre o rendimento do aluno e as exigências pedagógicas.

`A quantidade de lição que uma escola passa não demonstra se a criança aprendeu ou não. Por isso, os pais devem conversar com o professor, com o coordenador e conhecer o projeto pedagógico da escola`, diz Conte.

ARCELLE SOUZA – UOL EDUCAÇÃO – 03/04/2014 – SÃO PAULO, SP

 

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