A presença da UFSM na Feira do Livro de Santa Maria

0

feira-do-livroA 45º edição da Feira do Livro de Santa Maria inicia neste sábado, dia 28 de abril, e vai até o dia 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. A UFSM preparou uma programação intensa no seu estande, bem como a Editora UFSM.
O patrono da Feira de 2018 é Valter Noal Filho, graduado em Comunicação Visual, em 1983, pela UFSM. Ele é um pesquisador literário de viagem sul-riograndense e investiga o passado de Santa Maria. A feira homenageia Felipe D’Oliveira, escritor santa-mariense. A professora homenageada é Maribel Dal Bem, autora de obras didáticas e orientadora de projetos que envolvem escolas e a comunidade santa-mariense.
O estande da UFSM contará com atividades durante toda a Feira. Selecionadas via chamada pública lançada em conjunto pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Editora UFSM e Biblioteca Central, a programação engloba diversas áreas do ensino.
Serão palestras e rodas de conversa sobre temas atuais, atividades artísticas, culturais, esportivas e literárias direcionadas a públicos diversos, da criança ao idoso.
A programação completa pode ser conferida aqui.
O estande da UFSM funcionará das 14h às 20h, com a programação concentrada das 14h às 18h para evitar conflito com a programação da própria Feira no final da tarde.

Editora UFSM
A Editora UFSM também estará presente na Feira do Livro durante todo o evento, dividindo estande com a Livraria da universidade. Na edição de 2018, a Editora tem como campanha a “Leitura que (des)constroí”, procurando questionar a relação dos leitores com a leitura, como constroem seus conhecimentos e como (des)constrói a si mesmo.
No dia 28 de abril, a partir das 18h, ocorre o espetáculo Ferida Calo, organizado por Odailso Berté, autor do livro “O movimento criativo de Frida Kahlo”. O livro será lançado no mesmo dia na Feira.
No dia 8 de maio, será realizada recepção para os membros da Academia Santa-Mariense de Letras, no estande da UFSM, a partir das 18h.
No dia 9 de maio, haverá uma exposição de todas as obras da carreira do patrono desta 45ª edição da feira, Valter Antonio Noal Filho. A exposição acontece no estande da UFSM, das 14h às 17h30. Valter estará presente no estande a partir das 16h30. Além da exposição, ocorrerá a sessão coletiva de lançamentos e autógrafos da Editora UFSM às 17h30. Serão lançados seis livros impressos e três e-books. Confira a lista de lançamentos abaixo.
No dia 10 de maio, das 16h às 18h, a Editora promoverá um bate-papo, também no estande da UFSM, sobre o processo de publicação de obras pela Editora UFSM.
Lançamentos no dia 9 de maio (Impressos):
– “Santa Maria: o passado pitoresco, em prosa fluida!” do autor Romeu Beltrão e dos organizadores Silvia Carneiro Lobato Paraense e Valter Antonio Noal Filho, Patrono da 45ª edição da Feira;
– “Cunicultura: didática e prática na criação de coelhos” das autoras Ana Carolina Kohlrausch Klinger e Geni Salete Pinto De Toledo;
– “Ensaios sobre o pensamento Amartya Kumar Sen: contribuições teóricas e aplicadas à Economia” dos organizadores Sirlei Glasenapp e Solange Regina Marin;
– “Farmacologia Aplicada à Aquicultura” dos organizadores Bernardo Baldisserotto, Levy de Carvalho Gomes, Berta Maria Heinzmann e Mauro Alves da Cunha;
– Três volumes da obra “Mamíferos Brasileiros em Extinção”, dos organizadores Augusto Zambonato e Melânia de Melo Casarin;
– “Reflexões sobre a filosofia prática de Kant” dos autores Gustavo Ellwanger Calovi e Rafael da Silva Cortes.
Lançamentos no dia 9 de maio (E-books):
– “Formas de Escrever Região e Paisagem em Geografia: contribuições teóricas e práticas” dos organizadores Benhur Pinós Da Costa e Meri Lourdes Bezzi;
– “Crítica e Dialogicidade em Psicologia Social: saúde, minorias sociais e comunicação” da organizadora Adriane Roso.
– “Linguística de nosso tempo: teorias e práticas” das organizadoras Amanda Eloina Scherer, Caciane Souza de Medeiros e Simone de Mello Oliveira.
A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Câmara do Livro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN), Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA) e Prefeitura Municipal, com o apoio do SESI-RS. (Texto de Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM. Edição: João Ricardo Gazzaneo)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA