Cuide do seu Siso, um artigo de Caroline de Carvalho e Eduardo de Carvalho

0

18a-saude-oral

 

Dra. Caroline de Carvalho e Dr. Eduardo de Carvalho*

Os terceiros molares, dente do juízo ou ainda sisos como são popularmente chamados, são os últimos dentes a erupcionar e normalmente precisam de cuidados especiais para não gerar incômodos posteriores.

É bem comum que os terceiros molares não encontrem o espaço necessário para sua erupção podendo impactar dentes vizinhos, trazendo problemas estruturais, cárie no dente do siso e às vezes nos dentes vizinhos, formação de cistos e tumores ou ainda problemas de saúde em geral.

O ideal é que o procedimento de extração, quando recomendado, ocorra entre os 15 e 20 anos, pois nesta faixa etária, ainda podemos encontrar o dente não totalmente formado. Isso facilita a extração e o pós-operatório se comparado com procedimentos feitos em pessoas com mais de 30 anos.

Não existe contra indicação com relação à extração dos Sisos, no entanto, pacientes que estejam com a saúde comprometida, inflamações ou infecções no local, por exemplo, devem considerar adiar o procedimento. Tudo dependerá do quadro do paciente e da opinião do especialista.

O cirurgião Bucomaxilofacial é o profissional mais habilitado para realizar este tipo de procedimento, tornando a cirurgia mais ágil e de forma segura e os riscos de complicações normalmente são minimizados em virtude deste profissional conhecer bem esta área.

 

*Dra Caroline Bortolas de Carvalho – CRO-RS 13.728

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial – Especialista em Implantodontia

 

*Dr. Eduardo Botolas de Carvalho – CRO-RS 14.809

Especialista em Prótese Dentária – Mestre em Implantodontia

 

19400183_325192087902615_5956617118615740590_n

SEM COMENTÁRIOS