Entre os melhores do Brasil

0

Conforme avaliação, a faixa de IGC da instituição foi de 4, em uma média de 0 a 5. Ou seja, nota esta considerada excelente como indicador educacional. (Foto Divulgação UNIFRA )
Conforme avaliação, a faixa de IGC da instituição foi de 4, em uma média de 0 a 5. Ou seja, nota esta considerada excelente como indicador educacional. (Foto Divulgação UNIFRA )

Três instituições santa-marienses estão entre os melhores centros universitários do Brasil, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Educação: UFSM, Centro Universitário Franciscano e Instituto Federal Farroupilha. A lista foi publicada no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) neste mês de junho e é referente ao ano 2015.

Conforme avaliação, a faixa de IGC das três instituições de Santa Maria  foi de 4, em uma média de 0 a 5. Ou seja, nota excelente como indicador educacional.

Conforme a reitora da Unifra, Iraní Rupolo, esta qualificação reflete o esforço do trabalho cotidiano. “Penso que esta classificação resulta do projeto de educação superior e de seu desenvolvimento na prática, por todos que compõem a equipe, gestores, professores, técnico-administrativos e os estudantes. Manifesta a conquista colaborativa da comunidade acadêmica. Nossa cidade e o Rio Grande do Sul tem que se orgulhar destas avaliações”.

Os conceitos do IGC, que vão de 1 a 5, servem para avaliar as instituições. Aquelas com notas entre 4 e 5 são consideradas excelentes, de acordo com o critério do MEC. As instituições com conceito 3 são consideradas satisfatórias. As instituições que não alcançam a nota 3 são consideradas insatisfatórias para os padrões do MEC e podem sofrer punições.

Um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Outro componente da avaliação é a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal. A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu também é considerada para determinar a nota da instituição.

Confira os conceitos das instituições de Santa Maria:

  • UFSM: 4
  • Unifra: 4
  • IF Farroupilha: 4
  • Ulbra: 3
  • Fames: 3
  • Fapas: 3
  • Fadisma: 3
  • Fisma: 3

Mais informações

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA