Resgate histórico: a Colônia de Férias da APUSM em 1975

0

Foto: Arquivo APUSM
Foto: Arquivo APUSM

 

Por William Moura

No ano de 1975 a APUSM tomou uma iniciativa muito elogiada em nome da boa atividade infantil, realizando sua I Colônia de Férias, onde os filhos dos professores associados, entre a faixa etária de 8 aos 12 anos de idade, tiveram a oportunidade de desfrutar por 10 dias de brincadeiras e atividades físicas supervisionados pelos professores e acadêmicos do Curspo de Educação Física da UFSM.

Entre as atividades oferecidas,  estavam natação, futebol, vôlei e outros jogos que talvez nos dias atuais nem todos conheçam, tais como chicote queimado, carniça repetida, lobo e chapeuzinho vermelho e estafeta.

 

Foto: Arquivo APUSM
Foto: Arquivo APUSM

 

Para melhor firmar uma parceria com o Centro de Educação Física da UFSM, a APUSM se comprometeu com alguns termos como: fornecer o combustível para o funcionamento das piscinas térmicas, os produtos químicos necessários para o tratamento da água, repor o material que fosse danificado e também se responsabilizou por todo e qualquer acidente com algum de seus associados durante as atividades. Não aconteceu nenhum, mesmo tendo sempre de plantão a enfermeira Rosa Maria Cauduro Gai.

 

Foto: Arquivo APUSM
Foto: Arquivo APUSM

A abertura da I Colônia de Férias ocorreu no dia 10 de dezembro e contou com a presença dos pais, com membros da diretoria da APUSM, o reitor Hélios Homero Bernardi, o prefeito Arthur Marques Pfeifer e o presidente da Câmara dos Vereadores, João Álvaro Machado, entre outras autoridades

SEM COMENTÁRIOS